O empreendedorismo esportivo está em alta. No entanto, é bastante comum que recém-formados em educação física ou mesmo outros profissionais que desejam investir em um novo negócio fiquem confusos quando o assunto é empreender.

O fato é que o setor esportivo tem disponibilizado inúmeras oportunidades de negócio e gerado resultados bastante positivos, sobretudo em meio a um cenário de Copa do Mundo de Futebol e Jogos Olímpicos.

No entanto, antes de empreender, é preciso levar em consideração o perfil e a afinidade com o nicho de mercado em questão, além de analisar cautelosamente todos os fatores. Para dar uma mãozinha, criamos este post com o objetivo de apresentar ao leitor as principais oportunidades de investimento no esporte. Vamos lá?!

1. Marketing esportivo

Cada vez mais presente no dia a dia, o marketing esportivo vem se mostrando como uma importante ferramenta para gerar oportunidades de negócios. Mas, do que se trata?

Estamos falando aqui de uma segmentação do marketing que tem como finalidade estimular o empreendedorismo esportivo e usar o esporte como uma ferramenta nesse sentido.

É por meio do marketing esportivo que o setor tem inovado e criado uma série de possibilidades. Não somente marcas esportivas são responsáveis pela transformação do esporte, mas também aquelas de outros segmentos, que têm investido no patrocínio de atletas.

Quando as estratégias são bem definidas e planejadas, o marketing esportivo dá retorno ao investimento. A produção de conteúdo relevante, de qualidade e atrativo é extremamente importante, gerando vendas e lucros e garantindo entretenimento e emoções para o público envolvido.

2. E-commerce de produtos esportivos

O mercado de e-commerce esportivo tem se tornado cada vez mais atrativo. Isso devido à expansão das compras online e à facilidade de realizar todo o processo de compra por meio de um clique, com toda a comodidade.

Muitas vezes, lojas online com foco apenas na venda de produtos esportivos oferecem preços melhores em relação às lojas físicas. O cliente é capaz de pesquisar em diversos sites o melhor item com o melhor preço.

Bolas, roupas, calçados, fotos, vídeos, enfim, uma infinidade de artigos esportivos pode ser colocada a venda nos canais virtuais, garantindo uma experiência diferenciada para o público.

3. Escolas especializadas

Além do avanço do comércio e dos serviços esportivos, as escolas especializadas têm conquistado muitos adeptos. Isso por conta da crescente preocupação com a saúde e com as mudanças de hábitos.

O setor de academia de ginástica, por exemplo, fez com que muitos investidores entrassem no mercado, promovendo um avanço gigantesco nas oportunidades de negócios — principalmente quando vinculado à venda de acessórios para a prática de exercícios.

Seja uma academia, uma escola de aulas práticas de futebol ou mesmo um centro de preparamento, o empreendedorismo esportivo é uma excelente alternativa de investimento com retorno garantido.

4. Lojas de torcida

A paixão pelo futebol é uma das alavancas das lojas de vendas de artigos esportivos. São tantas novidades que podem ser comercializadas que empreender neste nicho é um investimento certeiro.

Há uma legião de clubes no Brasil, arrastando torcedores de todos os cantos. Além disso, artigos esportivos licenciados fazem parte da vida de um bom torcedor e podem ser cada vez mais explorados.

5. Quadras society

Quando o assunto é empreendedorismo esportivo, não tem como não falar de investimentos em quadras society. Além de serem ótimas oportunidades de negócio, elas podem ser montadas em clubes e residências e funcionar a partir de uma taxa que pode ser cobrada sempre que os times utilizarem as dependências.

De grama ou sintéticas, as quadras society estão em alta porque possuem a estrutura adequada para a prática de atividades esportivas, proporcionando segurança durante os treinos a custos bem menores.

Empreender é tirar da gaveta ideias de negócio e colocá-las em prática de maneira eficiente. Agora que você já está por dentro das oportunidades de investimento no setor esportivo, não deixe de compartilhar nosso conteúdo nas suas redes sociais!