O Brasil é o país do esporte, já não é novidade! No entanto, é cada vez mais comum avistar quadras de gramado sintético ao invés dos tradicionais campos com grama natural ou de terra batida.

A grama para campo society vem sendo gradualmente substituída e se destaca como uma excelente opção quanto ao custo versus benefício. Por conta disso, veremos neste post 5 dicas para ajudar você a escolher (sem erro) a grama para campo society. Fique atento!

Vantagens da grama para campo society

Diversas são as vantagens da grama para campo society, como a necessidade quase nula de manutenção e a baixa dos preços. Por essas e outras vantagens, o gramado artificial tem atraído cada vez mais consumidores.

Entre outros pontos de destaque em relação a grama sintética para campo society se destacam:

  • a grama sintética pode ser adotada em ambientes hostis, como lugares áridos ou com pouca luz natural;
  • a grama sintética pode durar muito mais que o gramado natural e por isso pode ser utilizada com muito mais frequência;
  • alguns tipos de grama sintética permitem a integração de fibra ótica entre a grama, o que possibilita uma iluminação incorporada ao gramado.

A adoção da grama para campo society tem sido a alavanca para um melhor desempenho dos jogadores e para uma prática do esporte em qualquer época do ano.

5 dicas para escolher grama para campo society

A grama sintética vem sendo utilizada nas mais variadas modalidades de esportes, tais como vôlei, tênis, golf etc. A própria FIFA autoriza a prática de jogos em gramados artificiais, pela qualidade e conforto que proporcionam aos jogadores.

Além disso, o gramado sintético apresenta maior resistência, o que faz com que suportem rígidas condições de uso e clima. Isso tudo com a mesma qualidade da grama natural, porém com a diferença de utilizar um sistema tecnológico avançado.

Mas como escolher a melhor grama para campo society? Acompanhe nossas 5 dicas e fique por dentro. Vamos lá!

1. Fique atento ao tipo de grama

Um dos principais itens que deve ser observado ao escolher grama para campo society é o tipo de gramado. Isso porque cada tipo de produto apresenta especificações próprias, como a quantidade de fios, densidade e a altura, de forma a serem calculados e especificados para garantir a melhor relação custo, durabilidade, conforto e estética.

De maneira geral, existem dois tipos de grama para campo society. Veja quais são elas a seguir.

Grama sintética com Monofilamento

Confeccionada para oferecer alta resistência ao arrancamento de tufos, durabilidade do filamento individual e maior resistência. Ou seja, após ser pisada, tem maior facilidade de voltar ao seu aspecto original.

Grama sintética tipo fibrilada

Ideal para partidas de futebol de alto desempenho, esse tipo de gramado sintético tem um excelente custo-benefício, tendo como diferencial a boa resistência ao arrancamento de tufos. Isso leva a um melhor desempenho nas partidas, resistência e fios que conferem mais velocidade de rolagem da bola.

2. Observe o clima regional

A escolha do tipo de grama para campo society deve ser relacionada ao clima da região. Isso porque, em locais muito quentes ou muito frios — ou ainda com chuvas torrenciais — é possível acontecer dos fios se dilatarem ou do carpete sintético se deslocar. É aí que está a diferença do uso de materiais de qualidade e de uma equipe especializada.

Em geral, a escolha do gramado sintético está relacionada à sua tecnologia de produção, havendo aqueles gramados cobertos e vazios. Nesse sistema, é possível encontrar o coberto com areia e o coberto com borracha.

No primeiro sistema (com areia), a implementação do gramado sintético ocorre por meio de um carpete que é preenchido com materiais sintéticos granulares, onde os filamentos têm até 3 mm de altura. O procedimento é realizado com a aplicação de sílica especial, material leve e que representa praticamente o peso total do gramado.

Já nos sistemas modernos, a diferença está na altura das fibras, ou seja, apresentam diferentes tamanhos, variando entre 50 a 60 mm, proporcionando uma maior aproximação da realidade.

Nesse sistema, é aplicada uma pequena quantidade de sílica especial para o carpete de gramado não correr o risco de se movimentar durante o jogo, ou acontecer de se dilatar em regiões de clima muito frio ou muito quente, bem como em lugares de chuvas constantes.

3. Determine a extensão do campo

A determinação da área do campo society é outro item de grande importância. Isso porque existem medidas oficiais de campos que precisam ser levadas em consideração e que são estabelecidas pelos órgãos oficiais.

Ao calcular a área do campo, é possível saber ao certo o quanto de gramado sintético precisará ser empregado e quais materiais complementares devem ser utilizados para uma boa implementação.

Esporte + Marcação de jogo + Medida total quadra:

  • Fut5: 16m x 34m

Área: 544m² 18m x 36m = 648m²

  • Fut6: 20m x 40m

Área: 800m² 22m x 42m = 924m²

  • Fut7: 25m x 45m

Área: 1.125m² 27m x 47m = 1.269m²

  • Fut7/8 Padrão 28m x 48m

Área: 1.344m² 30m x 50m = 1.500m²

  • Suíço (8 jog.) 38m x 58m

Área: 2.204m² 40m x 60m =2.400m²

4. Avalie a disponibilidade de recursos para a manutenção

Existem inúmeros tipos de gramado sintético disponíveis no mercado, cada um com uma aplicação específica e o tipo de uso desse material.

No entanto, é bastante comum que a escolha seja pautada na relação custo-benefício, e o preço de fato ser determinante na escolha do serviço.

Porém, é fundamental que a decisão leve em consideração inúmeros fatores: por exemplo, a grama para campo society precisa de uma estrutura que comporte um material de alta densidade — já que tem um grande número de pessoas circulando.

5. Estime a quantidade de partidas e jogadores

Assim como os gramados naturais, a adoção de grama sintética deve levar em consideração a quantidade de jogadores em campo, bem como a frequência de uso do espaço.

Isso porque, apesar de a grama sintética não requerer manutenções constantes, quando comparada ao gramado natural, é necessário que cuidados de limpeza e reparação sejam realizados.

A adoção de grama para campo society exige a escolha de uma empresa autorizada no segmento para o desenvolvimento de projetos completos de implementação.

O acompanhamento de profissionais habilitados para a instalação da grama garante maior qualidade e experiência aos jogadores, sem qualquer perda de desempenho em relação ao gramado natural.

Existem uma infinidade de gramas sintéticas para a aplicação nos mais diversos tipos de necessidade. Para saber mais, entre em contato conosco e conheça nossos serviços!