A escolha da iluminação para quadra é uma decisão que envolve muito além do gosto pessoal, mas existe uma série de especificações técnicas importantes que devem ser consideradas para que os benefícios do projeto de iluminação sejam usufruídos ao máximo.

Uma iluminação adequada para quadras é aquela que proporciona uma boa visibilidade aos jogadores e que está dentro das normas técnicas exigidas para os estabelecimentos, como a NBR 8995-1 da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

No post de hoje selecionamos algumas dicas de como escolher uma iluminação para quadra ideal. Continue a leitura e saiba mais!

Fique atento ao custo de iluminação para quadra

Uma boa iluminação para quadra requer investimento. Não basta apenas instalar um ponto de luz em cada canto da quadra e esperar bons por resultados. Para bons níveis de iluminação é preciso investir em tipos específicos de lâmpadas.

Já é possível encontrar lâmpadas com um bom custo-benefício, como é o caso da iluminação LED. Que além de cumprir as normas técnicas exigidas, também é uma excelente opção em termos de eficiência energética e durabilidade (entre 20 mil e 32 mil horas de uso).

Analise a adequação ao ambiente

Uma boa iluminação para quadra deve levar em conta a uniformidade da luz no campo (independentemente do esporte praticado), a ausência de ofuscamento, a altura dos postes, o tom adequado da luz e o nível de fidelidade de cores (IRC maior que 75).

Antes de instalar um projeto de iluminação é preciso verificar se o tipo de luminária atende as necessidades do ambiente. Isso porque não é só economia que conta na hora de escolher a lâmpada, alguns fatores devem ser observados:

  • tipo de fonte de luz;
  • qualidade do produto, características de instalação e manutenção;
  • fluxo luminoso, ou seja, quantidade de luz emitida em lúmens que permite conhecer a eficiência luminosa do produto etc.

Vale destacar que a iluminação para quadra deve ser uniforme, de baixo ofuscamento e sombreamento. Ela precisa estar de acordo com a modalidade esportiva a ser praticada no local.

Leve em consideração o projeto

Antes de definir a iluminação utilizada para a quadra, é fundamental elaborar um bom projeto técnico. Nele, devem constar vários pontos que serão a base para uma escolha adequada: comprimento da quadra, a altura e quantidade de postes, quais lâmpadas devem ser instaladas e em quais locais, verificando a potência, o ângulo de abertura e outras características importantes.

Ainda é muito comum quadras antigas utilizarem lâmpadas de vapor metálico de potência de aproximadamente 400 W. Apesar de muito comuns, seu uso não é vantajoso, proporcionando uma distribuição de luz disforme e consumindo mais energia elétrica.

No projeto de iluminação é que serão definidos todos os aspectos, não apenas a questão estética, a funcionalidade e a economia, mas a soma de todos os fatores que possam proporcionar o uso de uma iluminação específica para cada ambiente.

Faça as manutenções necessárias

De nada adianta investir na elaboração de um bom projeto técnico de iluminação, se não tiver um bom programa de reparos e manutenções preventivas.

Para diminuir ao máximo os problemas, fique atento a algumas dicas:

  • quadras cobertas se beneficiam com refletores de alto rendimento, direcionados com distribuição uniforme. A indicação aqui é a lâmpada LED com lentes de qualidade para direcionar a luz;
  • a iluminação artificial com a natural devem estar em acordo e isso é um desafio. É indicado que as lâmpadas sejam instaladas na estrutura da cobertura. Em ginásios descobertos, a disposição das lâmpadas deve ser feita em torres de iluminação ao redor da quadra;
  • as lâmpadas devem ser colocadas o mais alto possível quando houver riscos de serem atingidas. Além de serem posicionadas para deixar a luz uniforme.

A escolha da iluminação para quadra é um ponto importante para o projeto. Cada detalhe deve ser previamente analisado de modo a alcançar o máximo possível de rendimento com menor custo.

Gostou do artigo? Então, que tal complementar a sua leitura e aprender “Como montar uma quadra society”?